domingo, 6 de fevereiro de 2011

REDE GLOBO TELEDRAMATURGIA


Retratar a vida de pessoas com deficiência é uma bela e inteligente maneira de mostrar as características do problema vivido e das pessoas com a deficiência... Temos visto de varias formas a abordagem a esse tema que tenta fazer a inclusão de pessoas com deficiências na sociedade e diminuir o preconceito através da televisão (novelas). O que também é deficiente é que não integram os próprios deficientes, como é o caso de tetraplégico e paraplégico que são os casos mais grave da deficiência. Já foi abordados temas como: esquizofrenia, surdez, cegueira, tetraplegia, paraplegia... Destes apenas o tema cegueira teve um personagem real com a deficiência. Já os de pessoas impossibilitadas de andar todos vividos por pessoas não reais. Quem esta sentada numa cadeira de rodas saber muito bem onde o diretor errou. Por mais laboratório que ator tenha feito a coisa não fica perfeita. Sem contar que ele (o autor) não realiza a perda de massa muscular onde acontece na maior parte dos casos. E também na coloca personagens amputados. Será que essas pessoas não podem ser expostas? Uma novela que foi ao ar no horário das 21: hs, contava a historia de um metalúrgico que foi capaz de mutilar a própria mão para receber indenização. Esse personagem não teve vida na novela. O drama na trama é bem feito ou parcialmente. No momento em que são passados alguns anos ou em que num passe de mágica a deficiente é curada quebra toda seriedade que vivemos aqui. Na vida real longe do conto de fadas...

2 comentários:

  1. Companheiro, mil desculpas, mas este seu texto fazendo elogio rasgado a umas das emissoras mais preconceituosas do país é no mínimo ridículo.

    A Globo foi a única emissora de Tv que passou ilesa pelo regime militar, sabe como? Porque apoiava a ditadura. Enquanto o povo era assassinado nas ruas e nos campos, ela mostrava missas, novelas idiotas e programações de futebol.

    Atualmente, é uma característica política das classes dominantes, se fazer de bonzinhos na tela da Tv, mas não são na prática. Pois, quantos deficientes não foram humilhados pelo BOPE durante as invasões no Rio de Janeiro, com a desculpa de combater o tráfico? Mesmo hoje ainda existindo tráfico, só que agora comandado pela própria policia. E a Globo? faz propaganda para elogiar estes canalhas.

    Quantos moradores de rua forma e continuam sendo mortos em Alagoas? Quantas famílias camponesas e de sem-teto apanharam e sofreram tentativa de morte pelos PM's nas últimas semanas em Murici? E os deficientes que ainda sofrem nas barracas depois das enchentes? Isso a Globo não mostra.

    Me desculpe, mas você é capaz de fazer melhor que isso.

    ResponderExcluir
  2. Não é um elogio. Tanto, que o texto reclama da ausencia de pessoas com deficiencias.

    ResponderExcluir

Amigo(a), me diga o que você achou da minha vida. O que eu devo melhorar... em minhas postagens...