

A incontinência urinária é ocasionada, geralmente, em decorrência de cirurgias de próstata e reto, além de traumas raquimedulares (lesões na coluna vertebral). “Estatísticas apontam que 3% das cirurgias de Prostatectomia Radical, para o tratamento do câncer de próstata podem acarretar incontinência urinária definitiva e, nestes casos, a solução é o implante do esfíncter urinário artificial”, explica o urologista Darci Schiavon de Abreu.
Apesar do alto grau de resolutividade, o esfíncter urinário artificial ainda é uma técnica pouco utilizada, devido ao elevado custo da prótese, em torno de R$ 47 mil.
No dia 11 de junho de 2010, foi feito o primeiro implante do esfíncter urinário artificial, através do SUS, na Santa Casa de Limeira. No município é a segunda vez que essa cirurgia é realizada. O procedimento foi conduzido pelo urologista Darci Schiavon de Abreu e contou com a participação do professor e também urologista Carlos Hermann Schall, do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú.
A prótese utilizada na cirurgia foi o Esfíncter Urinário Artificial AMS 800, utilizada mundialmente e consagrada como padrão ouro, devido ao baixo índice de rejeição. O AMS 800 simula a função normal do esfíncter, abrindo e fechando a uretra, sob o controle do paciente.
O procedimento teve 1h30m de duração e foi bem sucedido. Após 24 horas da cirurgia, o paciente, de 60 anos e que sofria de incontinência urinária há dois anos, recebeu alta hospitalar.
Mais informações, pelo telefone (19) 3446.6100 ramal 6219.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigo(a), me diga o que você achou da minha vida. O que eu devo melhorar... em minhas postagens...